sexta-feira, 9 de agosto de 2013

I won't fall

You shout it loud
But I can't hear a word you say
I'm talking loud not saying much
I'm criticized but all your bullets ricochet
You shoot me down, but I get up
David Guetta ft. Sia - Titanium 
 Vocês tem noção de como é difícil ser forte? Que mesmo dentro da nossa fragilidade humana o mundo exige de nós uma força que por vezes temos que tirar sabe Deus da onde? Eu me considero uma pessoa forte, cresci ouvindo da minha mãe e até mesmo de parentes mais próximos que sou durona, que aguento as coisas de cabeça erguida e não me abalo por coisas pequenas. Eu acho que sou forte sim, mas isso não significa de jeito nenhum que eu seja insensível, tenha um cubo de gelo no lugar do coração ou nada do tipo... Eu acho que sou forte por muitos motivos, mas a bem da verdade força se conquista, se constrói. E se eu construí essa força que minha mãe sempre fala é porque eu já cansei de chorar escondido até dormir, de sair correndo para um lugar seguro quando eu não aguentava segurar a barra sozinha, tenho memórias de coisas ruins que aconteceram comigo, desde episódios de bullying – que na época ninguém sabia que “implicar com o coleguinha” era isso – a pesadelos e a minha própria cabeça que sempre foi excelente em trabalhar contra a minha pessoa. Se hoje eu sou feita de titânio é porque algum dia já fui tão frágil quanto o mais delicado cristal, e ainda assim eu tenho meus limites... Não sou a mulher maravilha afinal de contas. Eu ainda quebro com a mesma facilidade que costumava quebrar, ainda sinto o nó na garganta e ardência nos olhos cada vez que eu atinjo meu limite. Minhas pernas ficam moles e minhas mãos tremem e eu sinto como se fosse explodir, daí eu tiro essa força que eu realmente não sei de onde vem para não permitir que eu me desfaça em público – orgulho é meu nome do meio – e que me serve de muleta até que eu consiga achar um lugar seguro.

Eu sou forte quando eu preciso ser forte porque eu não me dou outra escolha. Porque dentro de mim, bem lá no fundo eu ainda sou a garota medrosa e insegura, que não olha debaixo da cama quando está escuro porque tem medo do que pode encontrar lá – e eu sei que não serão apenas alguns pares de sapatos e caixas vazias acumulando pó -, eu também sou forte porque há aqueles que me fazem forte, que me seguram pela mão e prometem não soltar enquanto eu precisar... Ironia mesmo é dizer que esses mesmo que me fazem forte são minha maior fraqueza, seja por uma briga ou por uma rejeição e eu volto a ser a garota medrosa e insegura. A verdade é que eu sou medrosa, insegura e fraca. As pessoas pensam que eu sou forte porque é assim que eu faço com que elas me vejam, precisa muita coisa (ou assistir a um filme de Harry Potter, qualquer um) pra me fazer chorar em público, daquele jeito dramático com soluços e tremedeiras, precisa uma notícia devastadora para que eu perca a compostura e deixe transparecer que eu na verdade não sou forte, que a minha força vem da força que eu aparentemente passo, minha força é passageira, intermitente. Meu medo é perene, ele permeia o meu ser e vem da minha própria essência, eu sou o medo, a insegurança... A força é pra quando eu tenho um público. Será?

Eu vivo me questionando quanto a isso. Será que sou mesmo forte? Será que essa força vem de mim ou vem da necessidade de num momento de necessidade eu me fazer parecer forte? Afinal de contas o que é força? Aí eu respiro fundo e olho no espelho e me convenço de que sim, eu sou forte, que força não é não chorar, não se abalar, força é tentar não cair, mas se eu cair, me levantar, me reerguer e continuar. Força é chorar, é manter-se impassível, é fazer o que for preciso pra continuar seguindo, não importa qual o caminho, não importa qual o destino.

You shoot me down but I won't fallI am titanium


2 comentários:

Thay disse...

Não sou muito fã do estilo musical do David Gueta, mas essa música conversa comigo de uma maneira estranha. Acho a letra muito poderosa, como tem que ser, e me sinto de titânio mesmo quando ouço no rádio.

Esquisitices a parte, você é forte sim. À sua maneira, e quando tem que ser, mas é forte. Eu tbm acabei tendo que aprender a ser forte e destemida, mas nem sempre consigo manter essa coerência e acabo desabando. Mas aí respiro fundo e vou à luta de novo.

E acho que ser forte é um pouco assim mesmo, vem de uma necessidade, mas também de dentro da gente. As situações aparecem e nos moldamos como necessário para combatê-las.

(e muito provavelmente, não disse nada com nada, rs.)

Lilica disse...

Adoro essa música, canto alto, adoraria me identificar...mas não, não sou de titânio! Sou muito fraca ainda. Espero que no final de toda essa fase estranha que venho passando, eu possa realmente me descobrir muito forte, feita de titânio, mas ainda não sou.
Acho que o finalzinho do seu texto diz tudo viu, ser forte não é não sentir, não chorar, não sofrer. Ser forte é justamente passar por isso, se reerguer e seguir em frente, de preferência, com um sorriso no rosto! A gente consegue Alê!!!!
Beijos